domingo, 14 de agosto de 2011

Vamos falar de Câimbras


Câimbras são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo, devido à acumulação de acido láctico. Assim que se começarem a sentir devem parar, respirar fundo e massagear bem a zona.

Apesar de existirem muitas causas para câimbras musculares, grandes perdas de sódio e líquidos costumam ser fatores essenciais que predispõem atletas a câimbras musculares. O sódio é um mineral importante na iniciação dos sinais dos nervos e ações que levam ao movimento nos músculos. Por isso a falta de sódio e de líquidos pode tornar os músculos sensíveis. Sob tais condições, uma leve tensão e um movimento "brusco" podem fazer com que o músculo se contraia e se contorça incontrolavelmente.

Durante muito tempo atletas atribuíram câimbras à falta, no organismo, de potássio ou outros minerais como cálcio ou magnésio. No entanto, pesquisas mostram que esses minerais são menos propensos a causar câimbras.
As quantidades de potássio, cálcio e magnésio no suor são baixas se comparadas com as de sódio e cloreto. Além disso, potássio, magnésio e cálcio são facilmente repostos durante a alimentação. Consequentemente a falta de um desses minerais é rara.


Prevenir as câimbras antes que elas apareçam:

1- Beber líquidos para ficar hidratado durante o exercício;

2- Repor os níveis de sódio durante os intervalos de esforço intenso e transpiração abundante com uma bebida desportiva, por exemplo;

3- Assegurar uma recuperação nutricional adequada (atenção ao sal) e descansar os músculos após um treino intenso;

Soluções rápidas para câimbras

Quando as câimbras aparecerem durante um exercício ou competição:

1- Alongar. Como as câimbras são normalmente relacionadas à má circulação de sangue no músculo, deve-se alongar de forma a que o sangue flua facilmente no músculo;

2- Massagear a área. Esfregar o músculo afetado pode ajudar a aliviar a dor e também auxilia no estímulo à corrente sanguínea e ao movimento de líquidos na área;

3- Estimular a recuperação. Descanso e reidratação adequada com líquidos que contenham sódio irão rapidamente trazer melhoras.


Banana evita câimbras?
A fruta é rica em potássio, carboidratos (glicose) e água. Durante o esforço físico existe uma grande demanda dos músculos por energia (glicose). Depois de algum tempo de exercício o músculo depleta suas reservas de glicose e passa a utilizar outros meios para gerar energia. Uma das causas de câimbras é o acumulo de ácido láctico, que é o "lixo" metabólico após a geração de energia com baixa utilização de glicose. Uma boa hidratação ajuda a "lavar" esse excesso de ácido láctico da circulação e evita as câimbras.
Portanto, teoricamente a banana ajuda porque repõe os níveis de potássio, hidrata e fornece energia para os músculos. Isso é verdade para câimbras induzidas por exercício. Porém, esse truque não funciona com muita gente. A resposta parece ser individual, mas como banana não faz mal a ninguém, não custa testar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário